
No dia 14 deste mês o Clube de Mães completa 18 anos — é um dos movimentos paroquiais da Igreja Santo Antônio. Dona Eva é a coordenadora e a responsável pelos trabalhos em tricô para bebês: ela é quem faz os casaquinhos, mantas e sapatinhos; a dona Aninha, como ela mesma diz, é a “relações públicas” do Clube de Mães: é ela quem acolhe as novas alunas, bate um papo com todas elas. É muito alegre e divertida, tem boas histórias e também levanta a estima do pessoal com seu bom humor. Elas estão no Clube desde seu início.
Ilda é responsável pelo bazar – está no grupo há 8 anos: prepara as alunas para atender à clientela e ainda ensina tricô e pintura em tecido. Ela ressalta que todos os trabalhos são manuais e é um incentivo para cada aluna produzir e vender seu trabalho. Todas as peças vendidas revertem um percentual para a paróquia Santo Antônio dos Bancários e o restante é da aluna que fez o trabalho.

O forte é o trabalho social que o grupo desenvolve, como explica dona Aninha, pois atende mães e avós em várias situações: desemprego, depressão, ou mesmo para passar uma tarde em boa companhia. Todas as quintas-feiras o grupo se reúne e depois de cada encontro todas participam de um chá.
O bom acolhimento e o trabalho das Mães são reconhecidos pelo CRI-Mandaqui (Centro de Referência ao Idoso), já que as pessoas que frequentam o Clube e também o CRI transmitem as informações. Assim, novas mulheres chegam para conhecer e participar do grupo, que tem em média 20 alunas. Todo esse trabalho não deixa de ser vocacional, é uma atitude de pessoas que se dispõem a ouvir, ensinar e aprender com os outros.
D. Aninha faz questão de ressaltar que toda a arrecadação de mensalidades é repassada para a paróquia em 50% a cada semestre (a taxa mensal é cobrada para manutenção do salão: limpeza, água e luz). O restante é utilizado para fazer a famosa macarronada do Clube de Mães, que em maio deste ano rendeu à paróquia R$ 2.000,00.
Para participar do Clube de Mães é só comparecer todas as quintas-feiras no salão paroquial (Rua Salvador Tolezano, 164 – Mandaqui, São Paulo – SP). A taxa mensal é de R$ 10,00. O Clube de Mães ensina tricô, crochê, pintura em tecido, pedraria, fuxico. E se você souber de outras técnicas e quiser partilhar o conhecimento, será muito bem-vinda.

Gilda Maria
colaborou Rafael Iglesias dos Santos
Muito bom :)
CurtirCurtir
Se eu morasse lá, eu iria…
achei bem interessante não sabia que existia este local…
muito bom!
CurtirCurtir
Bom o movimento ^^ Pena que não moro em SP =P
CurtirCurtir
Minha mãe tbm participa dos projetos da igreja. Hoje inclusive, foi o dia de ela ajudar na cozinha no almoço dos pobres.
CurtirCurtir
Interessante o trabalho realizado… Excelente sua matéria…
CurtirCurtir
Nossa, muito interessante o trabalho realizado…
http://lollyoliver.wordpress.com/
CurtirCurtir