
O governador Geraldo Alckmin e o prefeito Fernando Haddad inauguraram na tarde desta terça-feira (3) a Base Comunitária de Segurança Aliança (BCS Aliança), na região da Nova Luz, no centro da Capital.
A unidade, que fica no Largo Coração de Jesus, reforçará o policiamento na área.
“O comandante da base terá o auxílio de um sistema de segurança que inclui 16 câmeras de vídeo no entorno [da base], além de um centro de controle [operacional] e 24 policiais, 24 horas por dia”, destacou o governador. O efetivo contará com quatro viaturas.
Além da base fixa, também foi revitalizada a praça em que ela está instalada, com parque infantil, duas quadras reformadas, coreto coberto e mesas de jogos. “A praça está pronta para ser utilizada por toda a população”, ressaltou Haddad.
A BCS Aliança será subordinada à equipe da PM responsável pela Operação Nova Luz, que atua no combate ao tráfico de drogas e outros crimes na região central.
Seguindo a diretriz do policiamento comunitário, a base vai integrar ainda mais PMs, moradores e trabalhadores locais, de acordo com Alckmin. “O policial sabe o nome das pessoas, está muito próximo e trabalha junto com a comunidade.” Segundo o governador, isso contribui para a redução de crimes.

A unidade de 122 m² foi cedida pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) à Secretaria da Segurança Pública (SSP). Por meio dela, a PM estenderá seu apoio a projetos sociais como o “Recomeço” – do Governo do Estado – e “Braços Abertos” – da Prefeitura de São Paulo.
A equipe da base terá o apoio de unidades especializadas da PM, como as Rondas Ostensivas com Apoio de Motos (Rocam) e a Ronda Escolar Antidrogas – que orienta alunos de sete escolas do centro sobre drogas e Direitos Humanos. Em toda a área da Nova Luz atuam 121 policiais.
Ações
Os PMs da região já possuem uma rotina de visitas comunitárias ao moradores e pessoas que convivem no bairro da Luz para detectar problemas e propor soluções.
Desde 2010, Governo do Estado e Prefeitura atuam para revitalizar a área e desestruturar o tráfico de drogas. Até agora, 1.143 pessoas foram presas em flagrante, 326 procurados foram capturados e 694 adolescentes apreendidos.
A ação das polícias reduziu os índices criminais na região.
Comparando-se o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, houve 17,29% de queda nos furtos, 22,29% nos roubos, 41,67% nos roubos de veículos e 60% nos homicídios dolosos.
Investimento
O Estado de São Paulo conta com 483 bases comunitárias, sendo 180 fixas e 303 móveis. Somente no ano de 2011, o Governo do Estado investiu R$ 29,5 milhões na compra de 250 bases móveis.
