Música: A história espanhola do homem-lobo de Alhariz


Grupo galego Luar na Lubre conta a história de Manuel Romasanta, um homem amaldiçoado por uma fada que escapou da pena de morte por perdão real

O ano é 1852 e estamos no município de Toledo, que fica a cerca de 100 quilômetros de Madri, na Espanha. Acaba de ser capturado Manuel Blanco Romasanta, que confessa ter matado 13 pessoas por causa de uma fada que o transformava em lobo.

O homem-lobo cometeu seus crimes 500 quilômetros longe dali, na região de Alhariz, onde foi julgado no ano seguinte. Em abril de 1853, foi condenado à morte. Mas a pena foi cancelada pela rainha Isabel II, que determinou que em Ceuta ele cumprissee prisão perpétua.

Durante o período de cárcere, Romasanta foi acometido por um câncer no estômago. A doença o levou a morte em dezembro de 1863. A história, real, faz parte do folclore espanhol e o protagonista ganhou o carinhoso apelido de home lobo de Allariz.

A banda folk galega Luar na Lubre, com 32 anos de atividade, foi uma das que poetizaram os homicídios cometidos pelo “maior criminoso que os tempos conheceram”. Tendeiro, ele matava suas vítimas sem qualquer tipo de compaixão.

Segundo a canção, composta por Félix e Castor Castro Vicente, Manuel fingia levar as vítimas para trabalhar em Santander, mas o caminho era desviado e ninguém voltava a vê-las. “Abria as entranhas da vítima, devorava sua carne e rapidamente vendia as roupas.”

Como descobriram que Romasanta era o culpado? A resposta é muito simples. “Na aldeia Castro de Laza já faltava tanta gente, que se começou a dizer que era Manuel quem as matava”. Esse povoado, ao lado de Alhariz, tem hoje 6 habitantes por quilômetro quadrado.

A música “Cantar de Romasanta” foi lançada em 2018, no álbum Ribeira Sacra (Warner), que tem outras 25 faixas. A voz é de Marisa Valle Roso. Apesar de não ter nenhum disco lançado no Brasil, o grupo espanhol esteve aqui uma vez, em 2006. Não há previsão de volta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s